Piratas da Informática

Hoje assisti um filme chamado Piratas da Informática (ou Piratas do Vale do Silício). O filme não é tão novo, foi feito em 1999, e conta a história da Apple e da Microsoft, ou mais especificamente, do “surrupiamento de idéias” que ocorreram naquela época (anos 80). Pouca gente sabe, mas Apple e Microsoft já foram parceiras no passado.

Meu primeiro computador foi um Apple ][, e ainda hoje tenho um carinho todo especial por ele 🙂 Com um processamento de 1Mhz, fazia misérias!

No filme é muito interessante ver o comportamento de diferentes pessoas frente a uma mesma situação. Sou fan do Steve Wozniak, o criador do Apple II. O cara é gente boa, e ao contrário de Steve Jobs, achava que se o trabalho não fosse divertido, então não valia a pena. Não é atoa que se afastou quando Jobs começou a surtar e extrapolar as coisas.

Quase no final do filme, em uma discussão entre Bill Gates e Steve Jobs, este último diz: “Nós (Apple) somos melhores que vocês.” e Bill responde: “Você ainda não entendeu que isso não importa?!”. Poucas palavras, mas que dizem muito sobre a personalidade de cada um.

O mais engraçado é que hoje, a Microsoft é dona de parte da Apple.

Recomendo que qualquer um que tenha interesse em informática e se preocupe com algo mais além de saber mexer no Word e no Excel, que assista esse filme!

Share and Enjoy !

0

Deixe uma resposta