Delphi pra todos os gostos

Hoje foi anunciado duas novas versões do Delphi, agora um produto da CodeGear (divisão interna da Borland voltada para IDEs e ferramentas de desenvolvimento de software).

A primeira é o Delphi 2007 para Win32. A meu ver, a CG acertou em lançar uma versão do Delphi dedicada especificamente ao Win32. Muita gente (incluindo eu) ainda não usa .Net, então porque pagar por coisas que você não vai usar? O único detalhe que me deixou meio “desapontado” é que aparentemente as aplicações geradas no Delphi 2007 não são certificadas para rodar no Windows 9x/ME e provavelmente ainda há muita gente com Win98 por aí. Entres as novidades está a nova arquitetura dbExpress 4 e o suporte total dos componentes VCL aos temas e à interface Aero do Windows Vista. Além disso, a IDE conta agora com componentes para gerar aplicações web usando Ajax. Devo mencionar que pela quantidade (mínima) de novidades inseridas no produto, achei o preço bastante salgado.

Delphi 2007 Win32

A segunda ferramenta é o Delphi para PHP. Quem vinha acompanhando de perto os sites de notícias sobre Delphi, já sabia que a CodeGear estaria focando agora as linguagens de script para internet. Está aí a prova. O Delphi para PHP é uma IDE que lembra muito a IDE padrão do Delphi (ver imagem abaixo), com a diferença que serve para gerar aplicações PHP. Se você está contente achando que poderá compilar seus projetos existentes no Delphi for Windows no Delphi for PHP então pode tirar o sorriso da cara, pois não há qualquer compatibilidade entre projetos Delphi (Win32/.Net) e Delphi for PHP. A linguagem usada, obviamente, é PHP e não Pascal. Além disso, grande parte do VCL padrão do Delphi for Windows não está disponível para PHP (e nem poderia neh? Visto que a interface web é muito mais pobre que a interface Windows). A meu ver, o único erro da CG aqui foi usar o nome Delphi em uma ferramenta que, tirando o visual da IDE, não tem nada de Delphi propriamente dito, nem mesmo a linguagem :-(.

Delphi 2007 Win32

De qualquer forma, eu fico muito feliz em ver que após anos de burrada, a Borland (ops… Codegear) parece finalmente ter lembrado da imensa base de desenvolvedores e do produto que a salvou da falência no passado, e está finalmente investindo os merecidos recursos e tempo para aprimorar a ferramenta e suas tecnologias.

Dá-lhe Delphi!

Share and Enjoy !

5 comentários

  • Como adendo, vale mencionar que Andreano Lanusse me disse que as aplicações geradas em Delphi 2007 podem rodar no Windows 98. Isso não está oficialmente divulgado no release do produto porque provavelmente a próxima versão do Delphi não suportará mais Win98.

  • Cantu, como opinião deste mero mortal, quero dizer que as “burradas” da Borland já foram cometidas há muitos anos atrás, a última versão útil do Delphi foi a 7, após isso, só houve o acréscimo de firulas e baboseiras, sendo que a maior parte das “inovações” tecnológicas ficaram por conta de componentes de terceiros.
    Mais uma vez a Borland mostra que não entende nada do mercado e que também não vem atender aos anseios e desejos da grande maioria dos desenvolvedores. Ao não ter suporte ao .Net Framework 2.0, e obviamente jamais terá ao 3.0 e assim por diante, está deixando de lado uma grande massa de desenvolvedores. Ao lançar uma ferramenta sem a opção de gerar código para o .Net Framework, a única coisa que a Borland conseguiu foi assumir publicamente que não tem condições de continuar inovando e acompanhando o resto do mercado para Windows. Para mim, essas novas versões do Delphi são somente para tomar dinheiro dos incautos que pensam que estarão se atualizando ao comprar uma nova versão. Minha recomendação: não jogue dinheiro no lixo. Se quer usar o Delphi, use o Delphi 7, você não precisa de nada além dele.
    Também quero falar que, a ferramenta de PHP é mais um tiro no pé, que só será usada por pessoas que são extremistas radicais apoiadores da Borland e têm dinheiro para jogar no lixo. Quem programa em PHP já tem experiência de sobra e inúmeras ferramentas, inclusive gratuitas, e não precisa gastar o dinheiro suado com aplicações tolas como essa. Sem contar que, uma boa parte dos sites em PHP já é de código aberto, então comprar uma ferramenta é meio que contra-senso.
    Infelizmente já há muito tempo a Borland perdeu o rumo. E parece que não o encontrará tão cedo… Nos EUA praticamente já não há mais desenvolvedores Delphi (quantitativamente falando), vamos ver até quando vão agüentar fazendo estas burradas…

  • Celso, eu concordo que as últimas versões do Delphi não foram tão inovadoras quanto as primeiras. O próprio Delphi 2007 dá a impressão que as mudanças foram mais cosméticas do que inovações propriamente ditas.

    No entanto, a decisão de lançar uma ferramenta para Win32 a meu ver foi um acerto. Não concordo que a maioria dos desenvolvedores estejam pedindo .Net, inclusive a decisão de lançar uma versão Win32 foi baseada na resposta dos usuários a uma pesquisa mundial feita pela CodeGear. O erro, a meu ver, foi lançar essa versão com poucas novidades, preço caro e sem opção de upgrade para quem usa o Turbo Delphi.

    O desenvolvimento para .Net não foi interrompido, o field test do Highlander (que sai esse ano ainda) está a todo vapor, e mantém a linha do BDS, gerando código tanto Win32 como .Net 2.0.

    Quanto ao suporte .Net 3, com certeza a CodeGear vai suportá-lo, mas não adianta comparar com a MS, pois ela desenvolve o framework e portanto sempre vai estar um passo a frente. No entanto, nem .Net nem Visual Studio oferece a compatibilidade que existe entre projetos feitos em diferentes versões da ferramenta. No Delphi, posso pegar um projeto feito no Delphi 3 e compilar ele no Delphi 2007 sem praticamente qualquer alteração no código. Até onde eu sei, a cada nova versão do .Net, os usuários tem que adaptar parte do código para trabalhar com as alterações impostas na nova versão do framework.

  • Sinceramente. Estou com o Cantu. Tbm não uso o .net . Até hoje não vi necessidade de instalar algo que “chupe” uns 100 mb.

  • Programei com todas as versões boas do Delphi: a 3 a 5 e a 7. Acredito que a burrada da Borland começou no Delphi 8.0 e já ouvi outros dizerem o mesmo.

    Quanto ao Delphi 2007, penso que CodeGear acertou em tentar se posicionar melhor no mercado. Acho que o produto é uma tentativa boa de Delphi continuar sendo a melhor opção para desenvolvimento Desktop for Windows.

    O Delphi for PHP pode ser uma boa tacada também. Seria como que dizer que a Delphi para todos os gostos e religiões. Por isso, talvez, o nome Delphi. No caso Delphi virou mais uma marca relacionada a IDE do que a linguagem do Delphi original.

    Programo em PHP faz uns 2 anos e até hoje não vi uma ferramenta visual satisfatoria. O que existe de bom mesmo são frameworks e editores de código inteligentes. Mas na hora de desenhar o formulario html vc precisa recorrer a ferramentas de Desing de página para fazer um trabalho decente. A pimeira vista, achei a proposta da CodeGear muito tentadora.

    Vamos ver no que vai dá!!!

Deixe um comentário