Cliente TIM é lixo!

Sou cliente (pré-pago) da TIM há muitos anos. Não porque o serviço é bom (se fosse, eu não precisaria ter colocado um repetidor GSM dentro de casa pra poder usar o telefone), mas principalmente porque outras pessoas da minha família (e amigos) também usam TIM, e com isso nos falamos pagando menos.

Sabemos que no Brasil não existe uma operadora de celular que seja realmente boa.  O sinal geralmente é horrível e o 3G costuma ser pior que modem 56K. Trocar seis por meia-duzia não resolve nada, mas hoje a TIM passou dos limites!

Comprei um Galaxy S4 i9505, que usa um chip MicroSIM, sendo que meu chip atual é padrão SIM, ou seja, não cabe. Uma troca que deveria ser simples,  foi na verdade o começo do meu inferno!

Olhando para a parte do chip (aquela dourada) no cartão SIM, pelo tamanho da mesma, presumi que não adiantaria fazer a “gambiarra” de cortar o cartão pra deixar do tamanho do MicroSIM (o que posteriormente se confirmou). Sendo assim, entrei no site da TIM para localizar uma loja onde eu pudesse fazer a troca do cartão (mantendo o mesmo número de telefone). Aí já foi o primeiro desgosto: a página de localização das lojas estava fora do ar. Busquei no Google, e todos os números e endereços retornados mostravam telefones que estavam fora de operação.

Resolvi ligar no atendimento da TIM e pedir informações sobre a localização das lojas da TIM na cidade. Me passaram 3 endereços (sem telefone, pois segundo eles, o sistema não mostrava essa informação – podem rir!!). Fui até o primeiro endereço, que descobri ser um quiosque multi-operadora dentro do Walmart, e a atendente me informou que MicroSIM ela só tinha da Vivo (TIM mandando cliente pra concorrência?!). Me indicou tentar na rodoviária (?!). Lá encontrei uma lojinha que vendia cartões de diversas operadoras. O “senhorzinho” me disse que ele tinha MicroSIM da TIM, mas que para manter o número, só indo na loja da TIM mesmo.

Enfim, fui para o Shopping Piracicaba (como odeio ir naquele shopping), onde, por sinal, está a única loja da TIM ainda ativa na cidade (afinal, a cidade é pequena, né?! “Só” meio milhão de habitantes). O vendedor tentou me empurrar um plano pós-pago, dizendo que ele não tinha chip MicroSIM “branco” pra colocar o meu número, mas que se eu fizesse um plano pós, poderia manter o número. Falei que pós-pago não me interessava, pois eu quase não uso celular (pra falar). Perguntei como iria resolver o problema, e ele disse que não tinha como resolver, e que eu p0deria ir em outra loja TIM, em alguma cidade da região!!!! Olha o absurdo! Ter que andar dezenas de km até outra cidade, pra fazer uma mera troca de chip (isso se não viessem com a mesma estória). Argumentei, reclamei, etc., tudo sem efeito. Saí da loja inconformado, pois já tinha perdido a tarde nisso.

Ainda no shopping, liguei no *144 e expliquei para a atendente o que aconteceu. Ela aparentemente ficou “espantada” com aquilo que ouviu, e no fim das contas, pediu pra que eu voltasse na loja e deixasse que ela falasse com o vendedor, pois era obrigação deles fazer a troca sem obrigar a trocar de plano. Fiz isso, mas o vendedor que me atendeu da primeira vez estava ocupado, portanto, passei pra um outro. Com “cara de bosta”, ele me devolveu o celular e disse que iria fazer a troca. Perguntei “como?”, se o outro individuo disse que não tinha cartões disponíveis. Depois de tentar dar algumas desculpas esfarrapadas, acabou abrindo o jogo, e disse que eles recebem celulares novos com chips “em branco”, e seguram esses chips pra colocar nesses aparelhos, afinal, ganham muito mais na venda de um aparelho do que trocando um chip de quem já é cliente (o que é uma visão totalmente imediatista, pois numa dessa, perdem vários clientes para a concorrência).

Enfim, a troca foi feita (R$ 10).

Saí de lá com vontade de voar no pescoço de “alguém”, e inconformado por ser tratado como “lixo”. Vou pesquisar outras operadoras, na tentativa de achar uma “menos pior”, já que “boa” mesmo não existe. Se encontrar, adeus TIM!

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2 comentários

  • Olá Cantu, boa noite.

    Sou atualmente cliente da Vivo pós-pago (plano corporativo). Já fui cliente Claro pós-pago (plano corporativo) e também cliente Tim pré-pago e pós-pago (plano corporativo).

    Minhas impressões:

    Éramos inicialmente clientes da Claro pós-pago (plano corporativo) e devido a problemas de sinal em minha cidade (São José do Rio Preto – SP) e também a políticas esdrúxulas da operadora para a renovação do plano tentamos outra operadora para a empresa, mas nunca precisei ir pessoalmente até um atendente físico.

    A opção foi a Tim, devido aos valores “prometidos” serem menores do que da Claro e da Vivo. Ledo engano, pois começaram a cobrar por coisas indevidas e “fantasmas”, além do fato do sinal ser PÉSSIMO em todo o país. Mas também nunca precisei ir até um atendente físico. Aliás, em relação a Tim, entramos com várias ações na justiça por promessas não cumpridas e ganhamos todas.

    Última opção: Vivo. Já estamos com a Vivo a 4 anos e a podemos considerar como a “menos pior”, pelo menos no nosso caso. Valores: razoáveis. Atendimento por telefone: Igual a todas as outras, ou seja, péssimo, demorado, atendentes despreparados e burros, etc. Tanto que optamos por contratar uma terceirizada para tomar conta disso. Não que não tínhamos problemas com as outras operadoras, tivemos com todas e ainda temos com a Vivo, mas esta terceirizada nos ajuda em muito a resgatar as famosas e comuns cobranças indevidas e tudo mais, já que é esta empresa que liga e resolve tudo.

    Sobre o atendimento físico, ou seja, em loja, só precisei utilizar o da Vivo em 2 vezes, quando minha namorada e eu precisamos também trocar o chip por microchip. No nosso caso, fomos até uma loja da Vivo no shopping de minha cidade e retiramos uma senha. Esperamos por cerca de 15 minutos em média. Como o plano era corporativo, só precisamos apresentar a carteira de trabalho comprovando o vínculo com a empresa e a a troca do chip foi realizada em menos de 10 minutos, sem perguntas, sem oferecimento de outros planos e sem burocracia. Custo: R$ 10,00 por troca.

    Talvez tenha sido fácil devido ao fato do plano ser corporativo, mas não posso afirmar que seria do mesmo modo se fosse no caso de ser pessoa física.

    Estamos atualmente apenas levemente e razoavelmente satisfeitos com a operadora. Se fosse para atribuir notas, eu pessoalmente, como já fui usuário das 3 nos planos corporativos eu daria (de 0 a 10):

    Claro: 2,0
    Tim: 1,0
    Vivo: 4,0

    Ainda estamos longe da perfeição, mas no caso de estarmos no Brasil, lembremos que não temos escolha, a não ser escolher a “menos pior” para cada caso.

    Abraços e obrigado.

    Fabio.
    Ou seja, apesar de ser bem ruim.

  • Valeu pelo relato, Fabio! Eu já fui cliente da Vivo no passado (há muito tempo), talvez seja a hora de tentar novamente.

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