Misteriosa "zica" afetando emissão de NF-e
трапезни масиA lei de Murphy está sendo aplicada, aparentemente ao acaso, em alguns computadores que emitem NF-e.
Algumas máquinas, sem razão aparente, e que funcionavam perfeitamente, simplesmente não conseguem mais consultar o webservice da Sefaz, retornando erros como se o serviço estivesse inativo ou inoperante, quando na realidade está totalmente funcional.
Pesquisando no Google, é cada vez maior o número de mensagens de pessoas sofrendo do mesmo problema. Algumas com Windows XP, outras com Windows 7, o que dá a entender que o problema não está especificamente relacionado a versão do Windows usado. Há relatos de pessoas de diferentes Estados, portanto, também não deve estar relacionado à uma Sefaz apenas.
As soluções reportadas não seguem uma lógica específica. Cada um parece conseguir resolver de um jeito (ou talvez seja uma mera coincidência o fato de voltar a funcionar). Entre as soluções reportadas estão:
- Restaurar as configurações avançadas do Internet Explorer
- Voltar o horário do computador em uma hora, para o “horário antigo” (nos casos onde haja horário de verão)
- Habilitar a opção de sincronização da data/hora automaticamente com a internet
Eu tive esse problema em apenas um dos meus clientes, e em apenas uma de suas máquinas. No momento foi resolvido, mas simplesmente não sei qual foi a solução exata, porque o responsável pelo suporte técnico fez diversas operações, desde formatar a máquina, desabilitar o UAC, baixar o nível de segurança do IE, restaurar a configuração padrão, re-instalar os drivers da leitora do cartão do certificado, alterar a hora, remover as últimas atualizações do Windows, etc. etc.
Enfim, fica aí registrado o mistério. Se alguém tiver alguma luz sobre o assunto e quiser compartilhar, poste um comentário.
Atualização:
Acabei de resolver o problema em um computador que o estava apresentando (Windows 7). O que fiz: Desliguei a opção de sincronizar o relógio com a Internet, e marquei a opção de “atualizar o relógico de acordo com o horário de verão”. Sem essa opção ativada, não ia nem a pau! Que absurdo!
Um dos erros que dava era:
WebService Consulta Status serviço: – Inativo ou Inoperante tente
novamente. –
fAEe5haUtEU0WmU0vT0dspltu3bBOZPAIaPy7L3DsmCH5++PooawSDmLYwwTeymek/FmEjil
qMOu+Mch8g5YqxBxkBkbSL2PfgAWMVxCLbXZMDEEbtM23kXc+bH8UIfwk5ZGTui/Wh+6HwmT
a1mp7uMmtgnO
–
URL:https://nfe.fazenda.sp.gov.br/nfeweb/services/nfestatusservico.asmx
–
SOAPAction:http://www.portalfiscal.inf.br/nfe/wsdl/NfeStatusServico/nfeStatusServicoNF.
Pingback: Tweets that mention Carlos H. Cantu Blog » Blog Archive » Misteriosa “zica” afetando emissão de NF-e -- Topsy.com
Eu tive esse problema e solucionei colocando um Dns manual em vez de automático
Pingback: Carlos H. Cantu Blog » Blog Archive » Horário de verão e emissão de NF-e
Pingback: Misteriosa “zica” afetando emissão de NF-e « Blog Questor