“Novo” Delphi for .NET

Agora é público: Não haverá mais Delphi for .NET, pelo menos na forma que conhecíamos o produto! Provavelmente cansada de ficar sempre para trás em relação ao suporte às versões atuais do .NET Framerwork, a CodeGear resolveu que o Delphi for .NET agora será um plugin para o Visual Studio.

Levando-se em conta que já existe algo similar (Oxygene), resta saber se a nova tentativa terá “atrativos” suficientes para arrebanhar usuários.

Como .NET ainda não é minha praia, não posso comentar muito sobre isso. Por um lado, me parece a solução mais acertada, levando-se em conta que o Delphi.NET até agora não emplacou e vinha perdendo mais e mais usuários para o VS/C#. Por outro lado, aumenta ainda mais a confusão, sendo que agora temos um Delphi que não usa Pascal (Delphi for PHP), um Delphi que não inclui a IDE (Prism – plugin VS) e o Delphi Win32 (esse sim, o tradicional).

Outra questão é saber como o investimento “humano” no desenvolvimento de todas essas versões será dividido. Felizmente, a Embarcadero parece ter força ($$) suficiente para manter uma boa equipe trabalhando em cada um dos projetos. Se é verdade ou não, só saberemos com o tempo.

De qualquer forma, não queria estar na pele daqueles que acreditaram no produto e criaram aplicações VCL.NET ou mesmo Winforms usando os “antigos” Delphi.NET, e que provavelmente vão ficar “na mão” 🙁

Share and Enjoy !

Deixe um comentário