Enviando dinheiro para o exterior com o menor custo possível

Quem tem filhos estudando no exterior, ou tem conta corrente aberta em algum banco fora do Brasil, costuma rotineiramente fazer envios de dinheiro. Até algum tempo atrás, a única alternativa “eletrônica” era utilizar serviços de SWIFT de bancos tradicionais, o que geralmente envolvia altas taxas de serviço, além de um câmbio geralmente muito maior do que o dólar oficial, ou o uso de métodos menos tradicionais (e geralmente mais caros), como Western Union, Paypal, etc.

Felizmente, hoje a coisa é bem mais tranquila e “barata”. Serviços como o Transferwise (dos mesmos criadores do Skype) chegaram para facilitar a vida, com a vantagem de cobrarem taxas muito menores e usarem o dólar oficial como base.

Para fazer uma transferência pelo Transferwise, primeiro você precisa se cadastrar no site, uma operação feita de forma totalmente online. Se desejar movimentar quantias maiores de dinheiro, terá que fazer uma validação mais apurada da sua identidade, enviando fotos dos seus documentos para análise. O processo é bem tranquilo e rápido.

Com o cadastro efetuado e aprovado, você já pode fazer seu primeiro envio. Para isso, crie uma nova transferência no site, indicando o quanto deseja transferir (em R$) e qual é a moeda de destino, por exemplo, USD (dólar americano). A página já irá lhe mostrar o quanto o destinatário irá receber, detalhando as taxas, câmbio utilizado, etc. de forma muito transparente. Indique quem receberá o dinheiro, informando os dados da conta no exterior, e finalize o processo. Feito isso, você tem 48h para pagar a Transferwise (via TED ou boleto bancário). Durante essas 48h, o câmbio contratado no momento em que criou o pedido de remessa no site fica garantido. Se você pagar depois desse prazo, será usada a cotação do momento, que poderá ser maior ou menor do que o câmbio anteriormente contratado, afetando diretamente o valor que o destinatário irá receber. Aconselho enviar o dinheiro via TED, para não pagar a tarifa do boleto, além de ser processado muito mais rápido.

Quando a Transferwise recebe seu dinheiro, ela inicia o processo de crédito na conta de destino, o que geralmente leva entre 1 e 2 dias úteis (depende do país, quantia, etc).

O interessante disso tudo é que seu dinheiro na verdade nunca sai do Brasil! A operação é totalmente legal e dentro das normas exigidas pelo Banco Central do Brasil. No final do artigo tem um vídeo mostrando como funciona o processo (legendas em português).

Enfim, fica a dica para quem precisa enviar recursos para o exterior e deseja ter o menor gasto possível. Minha experiência com a Transferwise até o momento foi totalmente positiva! Não tenho do que reclamar.

Gostou? Faça seu cadastro no site da Transferwise usando esse link, e terá isenção das taxas na primeira transferência feita no valor de até £ 500.

Deixe uma resposta