vBlade – acabando com a “bateção da corrente”
Desde Agosto de 2007, sou proprietário de uma vBlade 250. A moto é muito bonita, e tem uma boa relação custo x benefício. No entanto, possui alguns problemas genéticos. Um deles é o barulho que a corrente da transmissão faz quando “bate” em alguns lugares. O primeiro lugar é no nylon que serve justamente para proteger a balança da corrente. O problema é que o nylon é muito duro, e quando a corrente bate nele, faz muito barulho. O segundo lugar onde a corrente costuma bater é na capa de plástico (cromada) que cobre a corrente.
Depois de diversas tentativas de solucionar o problema, creio que achei uma solução definitiva. Abaixo descrevo o processo:
1) Compre uma “guia da corrente” da Twister (Honda). Ela vai substituir o nylon e, por ser de borracha, não faz barulho mesmo quando a corrente bater nela.
2) Arranque fora o nylon original da vBlade e coloque a guia da Twister, conforme foto ao lado. Não é necessário cortar a guia (ela dá a volta na balança, ficando por cima e por baixo), apenas remova os “pinos” de borracha que vem nela. Utilize os mesmos parafusos que seguravam o nylon original para prender a guia na balança. No meu caso, usei algumas fitas dessas que prendem cabos de computador para fixar o final da guia, assim não precisei furar nada.
3) Segundo o mecânico da autorizada Sundown de Piracicaba, a fábrica está instruindo eles para aumentar a altura da capa da corrente, para que ela fique mais distante da corrente, diminuindo as batidas. Eu mesmo já tive que trocar duas vezes essa capa, que com o tempo e as batidas da corrente, acabava quebrando. Para aumentar a distância, use uma haste de ferro, prolongando o suporte original da balança, onde a capa é presa (parafuse a “extensão” no suporte original, e a capa na extensão). Atenção! Tome cuidado com o comprimento do parafuso que você usar, pois se for muito comprido, pode ser que a corrente acabe batendo nele.
4) Mesmo fazendo o prolongamento descrito no item anterior, a corrente, em alguns momentos, continuava batendo na lateral da capa, fazendo a maior barulheira (chegou a quebrar a capa mais uma vez). Para solucionar, cortei parte da lateral da capa, assim a corrente não bate mais nela. O corte é feito na lateral que fica voltada para a roda, portanto, ninguém percebe que está cortada pois não fica visível. A foto ao lado mostra a capa já cortada (o pedaço cortado também aparece).
5) Não sei se tem influência, mas tirei também o esticador da corrente. As motos mais novas que estão chegando nas concessionárias não estão vindo com ele, e o próprio mecânico sugeriu tirar fora.
Com isso, pelo menos até o momento, não tive mais o problema do barulho. Clique nas fotos acima para amplia-las.
A vBlade é uma moto que chama a atenção. Onde você para, as pessoas ficam olhando. No entanto, tem alguns problemas genéticos que já deveriam ter sido solucionados pela fabricante. Uma dica é acessar o site vBladers e procurar no forum as soluções alternativas para alguns desses problemas.
Olá amigo…sei que a postagem é bem antiga, mas adiquiri uma V blade usada meio largada, e estou colocando ela toda nos trinques…ontem coloquei este gui de corrente como você falou, porém não tirei nylon original, coloquei o guia por cima apenas e fixei bem com varias fita daquelas que prendem fio. Você acha que posso ter problemas? por não ter prendido com os parafusos? um abraço
Imagina que o perigo é da corrente bater na fita e acabar cortando ela, e o guia soltar e acabar se “engruvinhando” na coroa, etc. e provocar um acidente.