Reciprocidade neles!
O Brasil já repatriou, nos últimos dias, 7 espanhóis que tentaram entrar no Brasil, depois da Espanha ter barrado os 30 brasileiros que estavam indo para um congresso. Já não é de hoje que muitos Brasileiros são mandados de volta. Países como os EUA não precisam mais do que uma “desconfiança paranóica” para mandar alguém de volta… se o fiscal estiver de mal humor, vixe! aí que ninguém passa mesmo. No caso dos EUA, o Brasil já adotava a mesma política para mandar os gringos de volta. Isso, oficialmente, é chamado de reciprocidade, ou seja, eles são tratados com as mesmas regras e “carinho” que oferecem aos brasileiros.
É fato que muitos dos brasileiros que são repatriados, não tiveram o mínimo de cuidado pra saber quais as exigências para se entrar no país de destino. Quando fui participar das conferências do Firebird na Europa, tomei todo o cuidado para chegar lá com toda a documentação em dia, e evitar possíveis problemas. No entanto, conversando com o pessoal que estava no vôo, muitos deles nem sabiam que existiam exigências! Ou seja, é pedir pra dar enrosco!
Em suma, sou totalmente a favor do princípio da reciprocidade! Desde que, obviamente, os fiscais se baseiem nas exigências vigentes na legislação atual. O que o Brasil está fazendo com os espanhóis agora, é deixar de fazer vista grossa e checar absolutamente todas as exigências previstas em lei.