Protegendo os dados do laptop
Quando troquei definitivamente meu desktop por um notebook, um dos possíveis problemas que imaginei poder passar era o fato de que o laptop podia ser roubado, e com isso, todos os meus dados, emails, código de sistemas, etc. poderiam cair em mãos inimigas.
Infelizmente, hoje é um risco que praticamente todos nós, usuários de notebooks, corremos, visto que a segurança do sistema operacional não é suficiente para barrar intrusos mais espertos (ou menos leigos).
Uma empresa inglesa criou um sistema (BackStopp) que apaga os dados do laptop caso ele seja roubado. Mas como a máquina saberia se foi roubada? Resposta: Assim que o dono percebe que o laptop foi roubado, ele comunica a BackStopp, que imediatamente irá enviar uma “mensagem” ao laptop para que ele se “auto-destrua”.
Aí vem a outra pergunta: Como o laptop receberia esse aviso de roubo? As opções suportadas são:
- Via GSM (necessita um cartão GSM no notebook)
- Via Internet (obviamente, o ladrão teria que conectar à internet)
Outra opção, mais interessante para empresas onde o notebook não deve sair do prédio de forma alguma, é usar um dispositivo RFID. Com isso, se o notebook sair da zona permitida, ele se auto-destrói. No entanto, imagino que se o notebook for levado desligado, e o HD for removido e ligado à outra máquina, somente para extrair os dados, a segurança já estaria furada.
Um fator interessante do BackStopp é que ele pode tirar uma foto do ladrão (obviamente, se o notebook dispuser de uma câmera embutida) e enviá-la via internet, facilitando a identificação do indivíduo.
Em suma, creio que não exista hoje em dia uma forma 100% segura de se garantir que dados em laptops roubados sejam protegidos 🙁 Vide recente exemplo do roubo do notebook da Petrobras.