FDD – Palestras comerciais?
Continuando a série de “respostas” para os comentários mais comuns que aparecem nas pesquisas sobre o FDD, responderei agora àqueles que reclamam do fato de algumas palestras serem muito “comerciais”.
No caso, a maioria se refere às palestras da IBSurgeon ou do IBExpert. As palestras da IBSurgeon são sobre recuperação de bases de dados corrompidas. A IBSurgeon fabrica as melhores ferramentas para essa finalidade. Muitas vezes o gfix, utilitário de recuperação que acompanha o Firebird, não dá conta de arrumar bancos que sofreram uma corrupção mais “pesada”. Neste caso, as ferramentas da IBSurgeon podem ser a solução. No site da FireBase, temos artigos ensinando a usar o gfix, e creio que todos aqueles que já tiveram bases corrompidas sabem como é o procedimento. Fazer uma palestra para mostrar aquilo que todos já conhecem não é muito “interessante”. Obviamente as palestras da IBSurgeon focam nas suas ferramentas, porque são elas que poderão salvar a sua pele no caso do gfix não funcionar. É impossível ensinar em apenas uma hora, uma pessoa a entender a estrutura de um arquivo “fdb” nem a lógica de escrita, locking,etc. do Firebird, portanto, falta um pouco de coerência nesse tipo de reclamação.
Quanto as palestras do IBExpert, é obvio que uma palestra sobre os recursos oferecidos pelo produto vai falar justamente dele: “o produto”. Criticar a palestra porque ela mostrou recursos de uma ferramenta comercial que pode poupar horas de trabalho dos desenvolvedores, só porque não é uma ferramenta “gratuita”, é no mínimo injusto. Lembrando que o IBExpert possui uma versão free, com algumas limitações.
Agora vou citar um exemplo prático que aconteceu na última edição do FDD: Nosso palestrante, Maurício Longo, fez uma palestra sobre gerenciamento de conteúdo dinâmico em websites, onde os dados são gravados no Firebird, e o site foi desenvolvido em Morfik. Quando estavamos conversando e definindo o tema da palestra, eu pedi a ele para que focasse mais na parte do banco de dados, modelagem, etc. para que não dissessem que a palestra foi muito comercial (só para divulgar o Morfik). Pois bem, ele fez isso de forma muito competente. No final, adivinhem o que aconteceu? Muita gente reclamou que ele não deu enfase na ferramenta! Tenho certeza que se ele tivesse focado na ferramenta, teriam reclamado que a palestra foi comercial demais! Ou seja, agradar a todos é impossível.
Peço que no próximo evento, as pessoas que não gostam de assistir palestras sobre ferramentas “comerciais”, que assistam outra palestra, pois sempre há uma outra opção disponível no mesmo horário.
Fica aqui uma crítica: Brasileiro gosta de tudo que é de graça (quem não gosta, né?). Mas chegar ao ponto de preferir perder horas e horas, ou dias e dias re-inventando a roda, do que gastar alguns trocados e comprar uma ferramenta que facilite a sua vida e o seu trabalho, as vezes chega a ser masoquismo.