CodeGear x Embarcadero – bom negócio?
Muitos devem estar se questionando se a compra da CodeGear pela Embarcadero foi um bom negócio (para ambos os lados). Minha opinião é que sim! Foi um ótimo negócio, principalmente para a CodeGear!
A julgar pelo histórico dos últimos anos, é mais do que óbvio que a Borland não tinha mais interesse pela área de ferramentas de programação. Veja, por exemplo, a péssima fase vivida pelo Delphi entre a versão 8 e 2005! A qualidade da ferramenta caiu tanto que muitas pessoas até hoje continuam usando o Delphi 7. Felizmente, com a criação da CodeGear há algum tempo atrás, a coisa melhorou, e pode-se dizer que o Delphi 2006/2007 recuperou quase que totalmente a estabilidade e a qualidade das antigas versões.
Tornar-se independente de “alguém” que não investe em você, já é, por si só, muito bom! Neste caso, o fato do novo “dono” ser uma empresa com um ótimo histórico de qualidade dos seus produtos (a Embarcadero sempre foi respeitada pelas suas ferramentas de modelagem de bancos de dados), faz com que a chance desta união dar certo aumente consideravelmente! Pense bem, há bastante sinergia entre as duas companhias!
Tenho certeza que alguns pensam o contrário, principalmente aqueles que não têm acompanhado a evolução das coisas mais de perto. O nome “Borland” sempre teve muito peso, mas a Borland de hoje é muito diferente da Borland de 13 anos atrás! Seu foco atual é ALM e não mais as ferramentas de programação.
Enfim, estou esperançoso quanto a esta nova fase da CodeGear, especialmente pelo Delphi, que presumo venha a ganhar novamente o investimento e a importância merecida. Se estou certo ou não, apenas o tempo vai dizer 😉