Disputa no AliExpress (produto danificado)
Comecei a comprar no Aliexpress há cerca de um ano… geralmente coisas de baixo valor, sempre escolhendo a opção de envio por ePacket, pra “agilizar” o envio (na medida do possível) e ter informações completas de rastreio.
Em novembro comprei um item de maior valor: um capacete. A avaliação do vendedor estava boa (~98%), conversei com ele várias vezes pelo chat, sempre respondeu prontamente minhas dúvidas, etc. Depois da compra, a primeira decepção veio no fato dele ter enviado a mercadoria em duas remessas separadas. Questionei e ele explicou que ele tinha que “embalar bem” o produto e aí o peso passaria de 2kg (limite do ePacket), então o que ele faz é remover a forração interna do capacete e mandar separado. Well, risco em dobro de taxação na receita, mas tudo bem. Nos comentários de outros compradores, vi que ele costumava fazer isso mesmo.
Passado um mês, o capacete chegou (a forração interna até o momento ainda está em trânsito). Primeiro problema: ele enviou embalado em plástico bolha, ao invés de usar uma caixa. Quando abri o plástico, o capacete tinha uma rachadura de mais de 10cm. Danificado no transporte? Já estava assim antes dele enviar? Não sei…
Tentei contato com o vendedor pelo chat, e ele não respondeu mais. Decidi abrir uma disputa pelo Aliexpress. Enviei as fotos com a rachadura e no dia seguinte o próprio Aliexpress me fez duas propostas:
- Devolveriam metade do valor e eu não precisaria enviar o item de volta pra China
- Devolveriam 100% do valor pago, mas eu teria que enviar o item de volta para a China, sendo que o custo do envio seria meu (pelo que consultei, custaria uns R$ 210 pra enviar de volta).
Obviamente não concordei com nenhuma das propostas, afinal, a culpa do produto ter chegado quebrado não era minha e sim do vendedor que não embalou direito. Deixei as propostas da Aliexpress “em aberto” e adicionei mais fotos e mais alguns comentários referente a minha suspeita de que talvez o produto já estivesse quebrado antes mesmo de ser enviado.
Nesse meio tempo, tentei falar com um ser humano pelo “fale conosco”, pra obter mais informações sobre o processo de disputa, mas infelizmente isso parece ser uma tarefa impossível. Só dá pra falar mesmo com a tal “Eva”, um desses robôs de atendimento que estão na moda, geralmente burros e que só fornecem respostas pre-programadas.
O fato é que 2 dias após eu ter adicionado mais evidências na disputa, recebi um email da equipe da Aliexpress dizendo que tinham decidido a meu favor, e que eu seria reembolsado em 100% do valor, sem necessidade de retornar o item. No mesmo dia, o vendedor que até então não respondia minhas tentativas de contato, enviou uma mensagem que “iria me reembolsar”, ou seja, quis dar uma de “gostosão”, como se a decisão tivesse sido dele, e não da Aliexpress.
Enfim, agora é aguardar o dinheiro cair no cartão! Apesar de alguns dias de agonia, aparentemente dá pra confiar no bom senso da Aliexpress.
PS: Vale lembrar que se eu tivesse sido taxado na alfândega, iria perder o dinheiro pago no imposto, pois esse duvido que seria reembolsado.
Use o link a seguir e obtenha até USD 19 em cupons de desconto na sua primeira compra no Aliexpress: a.aliexpress.com/N7hMlVtO