Programando para Windows CE

Acabei de comprar meu primeiro PocketPC (um ETEN X500+). Confesso que minha intenção mesmo era comprar um GPS, mas ao comparar o preço de um GPS bom com o X500+ (que tem GPS embutido), optei pelo PocketPC, afinal, além do GPS, teria a oportunidade de rodar muitas outras coisas.

Como “sangue de programador tem poder” :-), mesmo sem ter qualquer projeto em vista para desenvolver em WindowsMobile/WinCE, comecei a caçar ferramentas que permitam compilar programas pra essa plataforma, já que o Delphi ainda não tem suporte ao Compact Framework 🙁

Em menos de 5 minutos, encontrei duas soluções que parecem bastante interessantes, apesar de ainda não ter testado nenhuma delas na prática.

A primeira é uma ferramenta desenvolvida pela ArianeSoftware, chamada PPL (Pocket Programming Language). Ela tem IDE, debugger, API pra jogos e tudo mais. Você pode desenvolver direto na IDE que roda no Windows, ou se gosta de sofrer, direto no PocketPC. A linguagem infelizmente não é o Pascal, mas um misto em C, Pascal e alguma outra coisa… de qualquer forma, creio que não seja difícil a adaptação. Ela pode gerar os executáveis para rodar no Pocket ou no Windows “desktop”.

A segunda opção, não menos interessante, é usar o Lazarus (IDE baseada no Delphi, desenvolvida em FreePascal) e uma biblioteca chamada KOL-CE que fornece diversos componentes visuais para WinCE. Uma coisa muito interessante do FreePascal é que ele é multi-plataforma, ou seja, compila código pra diversas plataformas nativamente, entre elas para WinCE, com a ajuda do compilador arm-wince. Talvez para os Delpheiros, essa seja a opção mais interessante.

De qualquer forma, pretendo testar as duas ferramentas (assim que tiver tempo, coisa que anda meio difícil) e postar o resultado aqui.

Share and Enjoy !

Deixe um comentário