E se o Google virar “do mal”?

Até hoje, o Google tem sido considerado uma empresa “do bem”. Ótimas tecnologias, a maioria sendo oferecida de graça, mecanismo de busca imbatível, etc. fizeram com que o Google crescesse numa velocidade inacreditável. Hoje, dificilmente temos alguém que nunca utilizou alguma das tecnologias oferecidas pelo Google.

Mas e aí? O Google é bonzinho e só faz isso porque gosta de ajudar todo mundo?! Óbvio que não. O Google também quer dinheiro, aliás, deve ser uma das empresas mais lucrativas do mundo.

A coisa começa a ficar preocupante quando você pára pra pensar, e se dá conta que tudo que você faz utilizando as tecnologias do Google, está alimentando uma imensa base de dados (de valor incalculável), e que pode ser usada à seu favor, ou contra você. Se você tem uma conta Google, visite o link History e verá do que estou falando! Tudo que fez nos últimos dias, semanas, meses, está ali! O Google sabe o que você procura mais, os filmes que assistiu (youtube), pra onde você foi (maps), seus compromissos (calendar), seus amigos (gmail, orkut), etc! Imagine se tudo isso cai nas mãos de spammers, ou de empresas não muito éticas?! Obviamente, políticas de segurança garantem algum tipo de proteção, mas todos sabemos que proteção 100% segura não existe.

Por enquanto, creio que ninguém precisa se desesperar, mas é bom ficar esperto, e sempre manter uma certa “pressão” pela ética e segurança das informações.

Um outro artigo que discute essa questão pode ser lido aqui.

Share and Enjoy !

Deixe um comentário