E agora, Delphianos???

Tive uma surpresa hoje de manhã, logo ao ligar o micro e checar as notícias em www.firebirdnews.org e me deparar com o anúncio de que a Borland estaria vendendo sua linha de IDEs, que inclui obviamente o Delphi!

Para mim, um amante do Delphi e do Pascal, a notícia pode ser interpretada de duas formas:

  • O Delphi será vendido a uma empresa competente, com poder de investimento, que poderá recompor uma boa e grande equipe de desenvolvedores para dar um novo gás no produto.
  • Será vendido para uma empresa que acabará afundando de vez o produto.

É obvio que eu prefiro a primeira opção! Eu já andava meio desanimado com as últimas versões, a partir do Delphi 8. O Delphi 2006 parece ter ganhado qualidade em relação ao D8 e ao D2005, mas a meu ver a Borland estava atirando para todos os lados, tentando suportar .Net e Win32 em uma mesma IDE, com o VCL.Net (que pelo que me consta, nunca funcionou a ponto de ser uma opção de fácil migração dos sistemas atuais para .Net), o que no final das contas estava deixando a IDE pesada e instável.

No novo mundo que a Microsoft está criando (.Net), vai ser muito difícil um produto competir e vencer o Visual Studio, afinal, eles sempre estarão na frente no que diz respeito a integração da ferramenta com novas versões do FrameWork.

Minha opinião é que o Win32 ainda tem no mínimo 10 anos de vida! Acho que a nova empresa deve lembrar da imensa base de usuários Win32 que o Delphi possui, e dedicar melhorias nesse sentido. Não estou dizendo pra esquecer o .Net, mas no momento, Win32 continua sendo importante para a base atual de usuários. Enquanto isso, o suporte ao .Net pode ser amadurecido, sendo que em 2 ou 3 anos poderemos ter um produto que realmente funcione, sem bugs, e com performance adequada.

Torço pelo Delphi e espero que a mudança seja para melhor!

Mais informações aqui.

Share and Enjoy !

3 comentários

  • Essa notícia realmente é preocupante! Apesar de não estar desenvolvendo em Delphi desde a versão 5, preferiria continuar com ele. E, podem dizer que é implicância com a MS, mas eu não “fui com a cara” do .NET…

    Agora, um outro assunto: eu estou montando blog meu e gostaria de uma informação sua. Tentei alterar o index.php do tema que escolhi para que exibisse o post anterior e o post seguinte no topo da página (como no seu blog) e estou tendo problemas. Qual a versão do seu WordPress? Que tema você usa? Pode me passar o código do seu index.php (post.php, single.php ou simple.php dependendo do tema)?

  • Realmente é uma notícia preocupante! Eu não desenvolvo em Delphi desde a versão 5, mas não gostei muito desse .NET e, quando voltasse a desenvolver, preferia continuar com o Delphi (em Win32)…

    Agora, um outro assunto. Estou tentando montar um blog meu (usando WordPress) e estou tendo problemas para conseguir colocar, no topo da página, os links para os posts anterior e posterior como você fez.

    Pode:
    1. Dizer qual a versão do seu WordPress;
    2. Dizer que tema você usa;
    3. Mandar o código php que imprime seus posts (index.php ou post.php ou mesmo single.php, dependendo do tema)?

    Obrigado!

  • Uso o wordpress 2.01. O tema é o Wuhan com algumas imagens modificadas por mim.

Deixe um comentário