Convertendo sua máquina em uma VM

Se você é desenvolvedor de software, as VMs (Virtual Machines) podem ajudar muito na criação de ambientes de testes, etc.

Já há algum tempo venho usando o vCenter da VMWare para converter minha máquina de trabalho em uma VM, ou seja, a VM será um espelho exato da máquina de trabalho, no momento em que foi criada.

Meu problema começou quando troquei a máquina de trabalho, que antes era um notebook Dell com Windows 7.1 Pro 64bits, para um Avell com Windows 8.1 Pro 64bits (partições GTP e BIOS UEFI). Ao usar o vCenter, a nova VM era criada sem problemas, mas ao executá-la no VMWare Player 7, a máquina não chegava nem a dar boot, sendo que nenhuma mensagem de erro era apresentada. Enfim, simplesmente não rodava!

Depois de muitas tentativas, consegui contornar o problema da seguinte forma:

  1. Use o vCenter para criar a nova VM (vamos chama-la de Win8) baseada na sua máquina atual.
  2. Depois de criada, teste no VMWare Player 7. Se funcionar, então você deu sorte e pode parar de ler esse artigo. Se não funcionar, continue lendo.
  3. Crie uma nova VM direto no Player 7 (configure corretamente, especialmente os parametros do SO Guest). Vamos chamá-la de VMNew
  4. Mova o arquivo vmdk da VM Win8 para a pasta da VMNew, e renomeie ele para ficar com o mesmo nome do vmdk da VMNew (obviamente você terá que apagar o arquivo original antes de renomear).
  5. Entre no Player e execute a VMNew, e irá funcionar.

Fica a dica! Espero que eles resolvam esse problema logo, pra que não seja mais necessário fazer essas “gambiarras”.

Deixe uma resposta