Notebook Ez-Go

Há praticamente três meses atrás, decidi trocar meu desktop (um Pentium IV 3Ghz HT com 1GB RAM Dual channel) por um notebook. Basicamente, a decisão foi para facilitar meu trabalho, eliminando a necessidade de sempre ter que sincronizar o conteúdo do meu desktop com o notebook quando vou passar algum tempo fora do escritório.

O próximo passo era escolher qual notebook comprar. Sempre tive (e aprovei) notebooks da Toshiba. O único problema é que além de caros, desvalorizam absurdamente! O último Toshiba que tive foi um S255 (Pentium IV 2.4Ghz com 512RAM).

Comecei então a procurar um notebook de qualidade, com preço bom e performance compatível à de um micro desktop. A tarefa parecia impossível, ainda mais para quem vive no Brasil. Comecei a mudar de idéia quando li em uma PcWorld sobre um notebook da Ez-Go (marca que até então nunca tinha ouvido falar) que havia ganhado o prêmio BestBuy, e pelos testes batia até mesmo a performance de notebooks de marcas mais famosas, com DELL, etc.

A primeira coisa que fiz foi procurar na Internet alguma referência sobre a Ez-Go, mas não achei nada além do site oficial. Decidi então entrar em contato com eles via email, e pedir algumas informações. Prontamente retornaram o meu contato. Me disseram que a empresa até pouco tempo atrás focava clientes corporativos (Governo, Petrobrás, BomBril, etc). Fiz uma verdadeira enquete sobre as marcas do HD, LCD, motherboard, etc. usadas nos notebooks. Prontamente me passaram as marcas, e fiquei animado pois todas eram bastante conhecidas pela boa qualidade! Outro ponto forte é a garantia: 1 ano para a bateria, e 2 anos para os demais itens!

A Ez-Go oferece dois perfis de notebooks: a linha Pyxis com notebooks mais leves (em termos de peso) e não tão potentes, e a linha Lynx, maiores (mais pesados) e com performance superior. Apesar da tentação de pegar um notebook leve, como na maior parte do tempo estou trabalhando no escritório, decidi em favor da performance. Optei por um modelo Lynx v9m. Praticamente todos os modelos oferecem um grau de customização, que no meu caso foi a escolha de um processador Intel Core 2 Duo 2Ghz (T7200) e HD Sata Seagate 7200rpm (100GB). O modelo lynx v9m já vem por padrão com WebCam de 1.3MP embutida, 2GB de RAM DDR2 (667Mhz), tela 15.4″ Widescreen (tipo Glare), chipset Intel 945GM, Video onboard Intel GMA 950, wireless Intel 802.11g, SuperMulti DVD drive (Double Layer), leitor de cartão SD/MMC), 5 portas USB, 1 porta Firewire e 1 porta e-sata (para HD Sata externo).

Na época, simulei a compra de um notebook DELL com as mesmas características, e o preço do DELL era mais de 2x superior ao da Ez-Go.

Outro fator interessante é que você pode optar pelo notebook sem sistema operacional, que barateia ainda mais o produto! Como eu já possuo licença original do Windows XP, dispensei o SO e assim economizei uma quantia razoável.

Após receber o equipamento, instalei o sistema operacional (Windows XP SP2) e comecei a fazer alguns testes. A instalação do Windows foi muito rápida, bom sinal! Junto com o notebook, vem um CD com os drivers de todos os dispositivos. A instalaçao é um tanto quanto “primitiva”. Não existe um setup unificado, e basicamente vc deve entrar na pasta de cada driver e rodar os “setups” de cada um, na sequência determinada pelo arquivo Leiame que está no CD. O único problema que encontrei foi na ativação da WebCam. Apesar do driver ter sido instalado sem problemas, e o Windows reportar o dispositivo como “funcionando corretamente”, não aparecia a imagem (a tela ficava preta). Depois de bater a cabeça durante um tempo, acabei descobrindo que, diferente do que o Leiame indicava, o driver da camera deveria ser instalado através do arquivo setup.bat e não do 2ksetup.exe. Repeti a instalação através do .bat e pronto! Tudo ficou perfeito. Basicamente o .bat adiciona algumas informações no registro do windows, antes de chamar o 2ksetup.exe. Um fato negativo é que antes de solucionar o problema, tentei acionar o suporte através do site da Ez-Go e estou até hoje esperando a resposta 🙁

Após ter os drivers instalados, resolvi fazer alguns testes usando o Sandra, verifiquei que a motherboard foi detectada como Z96FM. Foi soh usar o Google e acabei parando no site da AsMobile (divisão da renomada ASUS para notebooks). Qual foi a minha surpresa ao descobrir que o Lynx v9m é exatamente um ASUS Z96FM (informação confirmada posteriormente pela própria EzGo, que compra o equipamento da ASUS como OEM e revende no Brasil). Poxa, se eu soubesse disso antes, provavelmente não teria feito trocentas perguntas sobre marcas, qualidade, etc. Meus últimos 3 desktops tinham placa mãe ASUS e sei que a qualidade é muito boa! Grata surpresa!

Continuei realizando os testes de benchmark e performance do Sandra. Praticamente em todos os testes, a performance foi igual ou superior aos modelos de hardware equivalentes que já vem cadastrados na base de dados do Sandra. Muito bom!

Atualmente eu uso o notebook com um monitor externo LCD, teclado e mouse também externos. Fica aqui minha crítica para essas telas LCD “Glare” dos notebooks mais novos (aquelas que parecem um espelho). O cara que inventou esse tipo de tela tem que apanhar! Se vc tiver alguma fonte de luz atrás de você (por exemplo, uma janela ou porta), a tela reflete tanto que fica horrível enxergar o que realmente interessa. A tela em si é muito bonita, mas essa tecnologia Glare pra mim é “bichada”.

Sobre a bateria, usando o drive de DVD e o HD a todo o vapor, ela durou exatas duas horas, o que a meu ver é uma boa performance. Note que o HD 7200rpm contribui para comer mais energia, provavelmente um de 5400rpm gastaria menos bateria.

Sobre o design, o notebook é “cru”. Basicamente plástico preto, sem frescuras, mas com boa resistência. Se você gosta das frescuras dos notebooks “de marca”, como pinturas em shade, luzinhas pra todos os lados, etc. então vai achar o Ez-Go bastante simples (visualmente falando). No meu caso, esses fatores estéticos não são importantes, portanto a simplicidade não afeta o meu julgamento.

Minha avaliação geral é que o investimento foi muito bom! Estou plenamente satisfeito com a performance do notebook, e até agora não apresentou nenhum problema. Os pontos negativos (listados abaixo) não são suficientes para diminuir minha satisfação. Em suma, recomendo!

Pontos positivos:
Preço muito atraente
Componentes de qualidade
Performance muito boa
Customização da configuração
Garantia de 2 anos
Silencioso
Marca renomada (ASUS)

Pontos negativos:
Tela LCD do tipo “glare”
Teclado um pouco duro
Falta de uma entrada de som estéreo
Alto falantes internos podiam ser melhores
Falta de BlueTooth embutido
Instalação “braçal” dos drivers
Suporte ineficiente (*)

(*) Atualização 19-Abril (veja o post)

Share and Enjoy !

4 comentários

Deixe um comentário